Evo

Neste final de semana aconteceu a Evo 2013 – ou 2k13, como queira – o maior campeonato de jogos de luta do mundo. Uma vez por ano os melhores jogadores do “ramo” se reúnem durante três dias em Las Vegas para disputar o título mais elevado.

Não sou jogador assíduo de jogos de luta. Nunca fui bom, para falar a verdade. Sempre faltou dedicação e jogatinas regulares. O estilo estava presente apenas nas reuniões e bebedeiras de amigos como uma diversão esporádica. Mas eu sempre admirei os jogadores profissionais.

A admiração começou com este famoso vídeo, no qual a lenda Daigo Umehara realiza um feito quase impossível. Se você ainda não conhece tamanha habilidade, pare AGORA de ler e assista. Viu? Pois é. Desde então tentei acompanhar este tão falado campeonato. A edição deste ano englobou pancadaria gratuita em nove jogos diferentes. São eles: Persona 4 Arena, King of Fighters XIII, Tekken Tag Tournament II, Super Smash Bros. Melee, Mortal Kombat, o novato Injustice, Street Fighter vs. Tekken, Marvel vs. Capcom 3 e o queridinho Super Street Fighter IV Arcade Edition. Foram diversas partidas e muitos outros momentos impressionantes. Mas o que realmente teve destaque na noite foram dois acontecimentos.

O primeiro: a reviravolta na luta entre Infiltration e PR Balrog em SSFIV. Infiltration costuma jogar com Akuma e PR Balrog com.. Balrog. Estava 2×1 (melhor de 5) para este último, então o coreano resolve mudar sua tática e escolhe Hakan. Não sou profissional no assunto mas, de acordo com os narradores, Hakan é um ótimo counter para Balrog. E foi isso que aconteceu:

Sem palavras. Apenas um palavrão me vem em mente. Com esta vitória Infiltration seguiu seu caminho, mas não chegou às finais.

O segundo: a campanha de Justin Wong em Marvel vs. Capcom 3. Justin Wong era a Chun-Li daquele vídeo que coloquei lá no começo do texto. Integrande do EG (Evil Geniuses), é também bastante conhecido nos jogos de luta. Este ano ele disputou apenas em MvC3.

O placar era 2×0 e Justin estava prestes a perder e ser eliminado da competição. Mas de alguma forma, graças a alguma força sobrenatural desconhecida (ou extremas habilidades, pode ser também) conseguiu virar o jogo. Assista:

Infelizmente neste replay, diferente das transmissões ao vivo, não é possível ver a reação de Justin e da galera torcendo a seu favor. Depois desta virada, Wong escalou até à grande final, mas perdeu para Flocker. São essas partidas que fazem do torneio algo tão imprevisível e impressionante. São essas partidas que também me fazem ter vontade de tirar a poeira do meu SSFIV AE para Xbox 360.

Houve também o anúncio da nova versão do Street Fighter. O Ultra Street Fighter IV, adicionando quatro personagens já conhecidos da série e um último, ainda não revelado, nunca visto antes.

No final, os vencedores do campeonato foram:

Persona 4 Arena – Yume
Tekken Tag Tournament 2 – CafeId|Knee
Street Fighter X Tekken 2013 Edition – Infiltration
Mortal Kombat – Crazy DJT 88
The King of Fighters XIII – AS|Reynald
Super Smash Bros. Melee – Mango
Injustice: Gods Among Us. – KDZ
Ultimate Marvel vs. Capcom 3 – FS EMP|Flocker
Super Street Fighter 4 Arcade Edition Ver. 2012 – DM MCZ Xian

E cadê o lendário Daigo? Bom, ele perdeu na primeira partida das grandes finais e acabou eliminado, assim no início mesmo. Ultimamente ele está meio “fraco” desde sua última vitória na EVO 2010 mas, mesmo assim, continua sendo uma lenda para muitos.

Marcos CostaCampeonatosPCPS3Xbox 360Evo,Evo 2013,Marvel vs. Capcom 3,Street Fighter,Super Street Fighter IV
Neste final de semana aconteceu a Evo 2013 - ou 2k13, como queira - o maior campeonato de jogos de luta do mundo. Uma vez por ano os melhores jogadores do 'ramo' se reúnem durante três dias em Las Vegas para disputar o título mais elevado. Não sou jogador assíduo...