Snesbox

Quem nunca jogou SNES (ou Super Nintendo em algumas regiões)? Top Gear, Super Mario World, Mortal Kombat, Donkey Kong. Bons tempos em que a galera se reunia nas locadoras ou casa de amigos para jogar junto, revezando os controles. Se você tem saudades desta época, é entusiasta da Nintendo, ou acha que não se faz jogos como antigamente, o Snesbox foi feito pra você.

Snesbox é um emulador de Super Nintendo Entertainment System, produzido através da tecnologia do Adobe Flash e que só pode ser rodado diretamente no seu navegador. Creio que quase todo mundo que já jogou SNES também já baixou e rodou um emulador do mesmo em seu computador. O site tem o mesmo propósito, só que de forma muito mais fácil.

Basta escolher o jogo na imensa lista. No momento que escrevo são 1.861 jogos à disposição no site (e 11.337 ROMS, que consistem em versões diferentes dos mesmo jogos, geralmente mudando o idioma). Em seguida uma página dedicada é aberta com um pequeno frame em Flash que fará o download do emulador e da ROM, caso você esteja abrindo pela primeira vez. E depois, meu amigo, é só partir pro abraço. É possível jogar em tela cheia, salvar e carregar o progresso (necessário cadastro no site), alterar os controles no teclado e até utilizar um joystick. Testei com um controle wireless de Xbox 360 e funcionou sem problemas.

Snesbox2

Só clássicos das locadoras

Além disso também há detonados, que são como gravações de outros jogadores. Ao escolher este “modo” o emulador carregará o jogo normalmente, mas apenas mostrará o progresso de outro jogador que terminou o jogo em questão. E o melhor de tudo é a possibilidade de jogar online com outros usuários. Só é preciso entrar na mesma sala de chat, que também se encontra na página da ROM, e combinar a jogatina. O procedimento e outras informações básicas estão descritos aqui.

O Snesbox foi criado por uma galera da Bielorússia (uma pesquisada básica me informa que não é a Rússia, mas é um país vizinho), entretanto o site está totalmente localizado para o Português brasileiro, além de muitos outros idiomas. Agora, se você é mais oldschool ainda eles também possuem o Nesbox, que é basicamente a mesma coisa com jogos de Nes/Nintendinho.

Mas roms e emuladores não são ilegais? Eles têm direito sobre todos esses jogos? Não é ilegal se você possuir o jogo original. Mas pela idade do SNES eu creio que a Nintendo nem ligue mais pra isso. Bom, consideremos que eles possuem 1.861 cartuchos de jogos guardados e sejamos felizes – mas sem perder 15 minutos caso derrube o controle.

Dica dada, agora dá licença que vou voltar pro Contra III.

Snesbox, dica do brother Júlio Amorim.

Marcos CostaDiversosGamesNintendoNesbox,Nintendo,SNES,Snesbox,Supe NES,Super Nintendo
Quem nunca jogou SNES (ou Super Nintendo em algumas regiões)? Top Gear, Super Mario World, Mortal Kombat, Donkey Kong. Bons tempos em que a galera se reunia nas locadoras ou casa de amigos para jogar junto, revezando os controles. Se você tem saudades desta época, é entusiasta da Nintendo,...